Casa de Felipe

Instituição de longa permanência de idosos

A Casa de Felipe é um serviço de acolhimento institucional que atende idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Tem por objetivos: acolher e garantir a proteção integral; garantir o acesso às políticas públicas; estimular a convivência comunitária; proporcionar atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer; contribuir para uma melhor qualidade de vida; fortalecer vínculos familiares e/ou sociais; incentivar a autonomia dos idosos; e trabalhar com o objetivo de promover a reinserção familiar.

Atualmente possuímos 28 idosos acolhidos e, entre as atividades realizadas, destacamos:

  1. Reunião semanal multidisciplinar
    Discussão de casos, com a participação do diretor médico, enfermeira chefe, chefia administrativa, nutricionista, assistente social e psicóloga.

  2. Oficina Memória Ativa
    Consiste na atividade em grupo promovendo estímulo à memória e à socialização. A oficina é realizada quinzenalmente pelo Departamento de Psicologia.

  3. Oficina da Beleza
    Cuidados com as unhas e cabelos. A oficina é realizada semanalmente por voluntários (cabeleireiros, podóloga e pintura de unhas).

  4. Reflexologia
    Atividade de estímulo de zonas reflexas do corpo com o objetivo de prevenir e auxiliar no tratamento das doenças. A atividade é realizada semanalmente por voluntária habilitada.

  5. Parceria com o CRAS
    Machado de Assis:
     Realização de atividades coletivas e passeios com os idosos acolhidos.

  6. Oficina de Música Antiga
    Estímulo a memória afetiva através da apresentação de música e vídeos. A atividade é realizada semanalmente por voluntária.

  7. Oficina de Dança
    Atividade em grupo realizada semanalmente por voluntária.

  8. Área da Saúde
    Dois voluntários médicos e um voluntário fisioterapeuta que atendem semanalmente as demandas dos idosos.

  9. Atividades Intergeracionais
    Participação dos idosos em eventos realizados pelas crianças e adolescentes do Educandário Social Lar de Frei Luiz. Visitas mensais das crianças e adolescentes aos idosos acolhidos.

  10. Orientações jurídicas
    Realizada por advogado contratado, conforme a demanda.